BBS - Brazilian Business School
LOGIN: SENHA: Esqueceu sua senha?   
   Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2010 CONTATO  |  FAQ  |  MAPA DO SITE  |  IMPRENSA  
BBS - Brazilian Business School
  Milto Bardini
  Vice-Presidente do BicBanco
 Um dos principais atrativos da BBS é a interação entre as vivências profissionais em relação a cada disciplina tratada.
      Notícias
Antônio Pace é Engenheiro Civil há 18 anos

Antônio Pace – aluno da BBS desde o segundo trimestre de 2006.

"Trabalho como engenheiro civil no mercado de construção há 18 anos. Atualmente sou gerente de contratos/produção no mercado de construção pesada, mercado no qual a empresa que trabalho atua no Brasil e no exterior.

Ao longo destes anos, tenho acompanhado uma grande transformação neste ramo de negócio. Por exemplo, grandes construtoras concentravam-se em grandes obras públicas. No entanto, nos últimos 5 anos principalmente, as empresas foram obrigadas a começarem a pensar em se adequar aos novos modelos deste mercado. Cada vez mais estão deixando de existir contratos públicos, muito menos os grandes, com margens de ganhos compensadoras, onde quando não havia um planejamento e acompanhamento detalhado o sucesso era inevitável. Caso isso ocorra nos dias de hoje, com certeza o negócio trará um grande prejuízo.

Além disso, existe a tendência dos contratos com obras públicas diminuir, e do crescimento dos contratos privados ou com a parceria público-privada. O mercado está exigindo que o engenheiro civil seja um gestor de um negócio, e não mais apenas um técnico em engenharia de construção civil.

Hoje em dia, principalmente com a globalização e a chegada de empresas estrangeiras, as margens de lucro diminuíram muito. Muitas vezes, as empresas são obrigadas a entrarem nos negócios com resultados iniciais negativos. Além da preocupação do lado financeiro, as empresas são obrigadas a estarem mais qualificadas, com mais investimentos em treinamentos para seus profissionais. Com uma competição mais acirrada, as empresas tiveram que se preocupar mais com a qualidade, com a satisfação do cliente e de seus colaboradores, além da responsabilidade sócio-ambiental que começamos a ter. Tudo isso só se consegue com um planejamento estratégico.

Não só o mercado de trabalho, mas também as empresas estão exigindo engenheiros civis mais bem preparados em seus contratos, em suas obras. A própria empresa que trabalho sugere e recomenda aos profissionais a fazerem um MBA Executivo Empresarial, inclusive arcando com um percentual deste investimento.

Foi por isso que procurei, mesmo com 42 anos de idade, me reciclar e participar de um MBA Executivo, mesmo considerando-me experiente na minha área de atuação. No MBA da BBS, após analisar as disciplinas oferecidas, percebi que as antigas matérias aprendidas na faculdade e apenas o conhecimento técnico oferecido por um curso de engenharia hoje não é mais suficiente para o sucesso.

As matérias obrigatórias do MBA Executivo da BBS, tais como Análise Financeira e Finanças, Economia, Marketing, Estratégia de Negócios, Liderança, Comunicação, Responsabilidade Sócio-Ambiental, além das disciplinas eletivas, como Inteligência Competitiva, Avaliação de Empresas, Finanças Corporativas e Gestão de Negócios com certeza me ajudarão muito no planejamento estratégico dos próximos contratos que estarei gerenciando."

Ver todas notícias

BBS MBA - Curso credenciado pelo MEC

Unidade São Paulo, Brasil
Al Santos, 745, 1º andar - 55 11 2173-6487 / 2173-6492

Unidade Luanda, Angola
Rua Moises Cardoso, 69, 5º andar - 244 222-391-882
BBS. Muito mais que um curso, uma comunidade internacional de relacionamentos !